O serviço de estacionamento rotativo tem por objetivo atender as demandas por vagas de estacionamento garantindo a mobilidade e o fluxo contínuo das pessoas ao comércio e serviços. Além de democratizar o uso do espaço público, e estimular o desenvolvimento e contribuir para a melhoria da mobilidade urbana nas regiões onde é implantado:
- o estacionamento rotativo público é necessário porque ajuda a melhorar o problema da falta de vagas de estacionamento, uma vez que aquele espaço que é público e fica ocupado por um único veículo durante todo o dia permitirá que muitas outras pessoas possam utilizá-lo; Por isso, estudos técnicos realizados por várias autoridades em trânsito e mobilidade indicam que uma vaga de estacionamento público é transformada em cinco vagas a partir da instituição do rotativo;
- fortalece e gera mais lucro ao comércio e serviços locais, uma vez que muitas pessoas deixam de consumir porque não existiam locais para estacionarem os seus veículos. Assim, o rotativo ajuda o comerciante, porque proporciona um fluxo maior de clientes para os estabelecimentos e também auxilia o consumidor que não precisa mais perder tempo buscando uma vaga para poder estacionar ou até mesmo desistir da compra por falta de vagas. Além disso, aqui na nossa cidade é permitido ao comerciante e ao prestador de serviços comercializar os créditos de estacionamento, potencializando ainda mais os benefícios do rotativo em favor da atividade comercial ali desenvolvida;
- traz mais conforto e economia de tempo e dinheiro para o motorista, que não precisa mais rodar com o seu veículo longas distâncias na busca de vagas de estacionamentos distantes do seu destino, uma vez que a rotatividade dos veículos nas vagas permitirá ao motorista sair da sua casa com mais tranquilidade por saber que consegue estacionar o seu veículo próximo do seu destino de forma ágil, tranquila e segura;
- organiza a mobilidade, uma vez que proporciona uma sensível redução do fluxo de veículos circulando na região a procura de vagas, reduz os conflitos e algumas irregularidades de trânsito decorrentes da falta de vagas de estacionamento;
- é uma opção mais acessível aos estacionamentos privados que ainda representa um retorno à população em razão das melhorias que produz no trânsito da cidade.
O valor arrecadado com o rotativo vai para os cofres municipais? Como será investido?
Sim. O valor correspondente a outorga do serviço de estacionamento rotativo será revertido para o Fundo Municipal de Saúde. Além disso, o valor do Imposto Sobre Serviços (ISS) arrecadado será revertido aos cofres municipais.
Como foi definida a empresa responsável pela operação do sistema? Qual é a empresa?
Através da realização de processo licitatório específico, Concorrência Pública nº 011/2018 Processo Administrativo nº 33.422/2018, no qual concorreram empresas de todo o Brasil e que indicou como vencedor o Consórcio Rotativo Cachoeiro Digital.
Para quem não reside em Cachoeiro, o procedimento para uso do rotativo é o mesmo?
Sim. Tanto para quem mora em Cachoeiro, quanto para aqueles que residem noutros municípios, a forma de utilização do serviço é a mesma.
Quantas são as vagas disponíveis para motos e carros?
Atualmente são exploradas 2.060 vagas distribuídas em 1.482 para carros e 578 para motos.
Tempo de carência
Foi estabelecido um tempo de carência de 15 min. Deste modo, aqueles que utilizarem o rotativo dentro deste limite de tempo não precisarão pagar.
E o motorista que utilizar o estacionamento por tempo maior que a carência concedida e sair sem pagar? De que forma será penalizado?
Estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro, que prevê além de multa grave, a remoção do veículo.
Como funciona o estacionamento rotativo público pago e por que há divisão entre áreas azul e verde?
O serviço de estacionamento rotativo público foi implantado em duas áreas da região central da nossa cidade. A Área Azul, região que apresenta uma maior concentração de comércio e ocupação urbana, com tempo máximo de permanência de 2 horas e que requer que o Poder Público disponibilize o maior acesso possível àquela região, por isso possui um tempo de permanência menor com maior rotatividade de vagas e a Área Verde, situada no entorno da Área Azul, com tempo máximo de permanência de 4 horas numa mesma vaga e que possui um menor adensamento de comércios e serviços.
O estabelecimento das duas áreas com tempos de rotação diferentes, foi motivado pela necessidade de melhor atender as necessidades da população, de acordo com a quantidade de comércios e serviços em cada região.
Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Aos sábados, das 8h às 12h.
Permanência máxima em cada área:
- Área Azul: 2h;
- Área Verde: 4h.
Como baixar o aplicativo do rotativo?
Basta buscar “Cachoeiro Digital” na loja de aplicativos do seu celular e baixá-lo gratuitamente.
É possível renovar o tempo de permanência do meu veículo que já se encontra estacionado?
Sim, desde que sejam respeitados os limites máximos de permanência dos veículos que estão estabelecidos para cada área: Área Azul até 2h e Área Verde até 4h. Não podemos esquecer que o estacionamento é rotativo, por isso é necessário que as vagas sejam ocupadas por veículos diferentes ao longo do período de funcionamento do serviço.
Assim, aquele que tiver contratado 1h para estacionar o seu veículo (carro ou moto) na Área Azul poderá renovar o tempo de permanência naquela mesma vaga por mais 1h. Agora, quem optar por contratar 2h de uma só vez para estacionar na Área Azul não poderá renovar o seu tempo de permanência porque já atingiu o tempo máximo para ocupar uma mesma vaga, devendo posicionar o seu veículo numa outra vaga disponível.
O mesmo se aplica em relação à Área Verde, que permitirá a um veículo permanecer estacionado numa mesma vaga por até 4h. Caso o usuário opte em contratar as 4h de uma única vez não será permitida a renovação porque o limite máximo estabelecido foi atingido. Caso o mesmo usuário opte por contratar apenas 1h ele poderá efetuar tantas renovações quanto possível até atender o máximo de 4h estabelecido para aquela região.
Se eu renovo meu tempo de permanência, mas utilizo só uma parte deste tempo, fico com saldo para o próximo uso do rotativo? Dentro de quanto tempo?
A possibilidade de utilização do tempo pago e não utilizado para estacionamento em outra vaga da mesma área contratada é mais um dos novos benefícios trazidos pelo rotativo.
Assim, a título de exemplo, caso o usuário tenha pago por 1h para estacionar na Área Azul e tenha efetivamente utilizado somente 30 minutos, poderá usar os outros 30 minutos não utilizados para estacionar noutra vaga da Área Azul, descontado aí o tempo para chegar até lá.
Usando o mesmo exemplo, supondo que o usuário gastou 5 minutos para estacionar na nova vaga, o usuário poderá usar os 25 minutos restantes (30 minutos não usados + 5 de deslocamento = 25 minutos de saldo).
Valores cobrados:
Carros – Área Azul
. 1 hora R$ 2,50
. 2 horas R$ 3,50
Carros – Área Verde
. 1 hora R$ 2,00
. 2 horas R$ 3,00
. 3 horas R$ 4,00
. 4 horas R$ 5,00
Motos – Área Azul
. 1 hora R$ 0,50
. 2 horas R$ 1,00
Motos – Área Verde
. 2 horas R$ 0,50
. 3 horas R$ 1,00
. 4 horas R$ 1,50
Formas de pagamento:
É possível pagar em moeda, cartão de crédito, débito e boleto bancário. Os créditos de estacionamento poderão ser adquiridos pela internet, através dos dispositivos móveis com a utilização do aplicativo próprio, nos parquímetros e nos pontos credenciados no comércio da cidade.
- Você pode utilizar o aplicativo “Cachoeiro Digital” disponível para as plataformas iOS e Android; basta buscar “Cachoeiro Digital” na loja de aplicativos do seu celular e baixá-lo gratuitamente.
- Você pode acessar o site (www.cachoeirodigital.com) no seu celular, tablet ou computador;
- Você pode utilizar um dos parquímetros disponíveis na Área Azul e Verde;
- Ou em um dos pontos de venda credenciados.
Idosos e Deficientes
São reservados 2% do total de vagas para pessoas deficientes e 5% do total de vagas para idosos, porém, não sendo dispensado o pagamento da tarifa, conforme Resolução nº 303 e 304 de 2008 do Conselho nacional de Trânsito (Contran).
Por que a opção pelo modelo de rotativo com Parquímetros?
O modelo utilizado para o novo estacionamento rotativo público de Cachoeiro de Itapemirim é um dos mais modernos atualmente existentes, inclusive no cenário global.
Os parquímetros utilizados em Cachoeiro de Itapemirim contam com painel solar, dispensando o uso de energia elétrica no funcionamento das máquinas.
Trata-se de um modelo misto, que traz os benefícios da tecnologia à forma tradicional de se utilizar o estacionamento rotativo.
Desta forma, todas as pessoas, mesmo aquelas que não querem se beneficiar dos recursos trazidos pela tecnologia, naturalmente conseguirão usar o serviço da forma com que sempre fizeram.
Uma das bases do projeto é a de que fosse ofertada a população a maior possibilidade de meios de pagamento, a fim de proporcionar maior comodidade e segurança a quem precisar utilizar o serviço.
Como usar o parquímetro:
Localização dos parquímetros:
Há algum profissional/monitor para orientar os condutores no uso do estacionamento?
Sim, a concessionária disponibilizará monitores para auxiliar a população.
Como será feita a fiscalização do uso das vagas? Como o sistema identifica a situação de cada vaga de automóvel (se ocupada ou livre)?
As vagas para automóveis são dotadas de sensores eletrônicos de ocupação e desocupação de vagas. Essas informações são disponibilizadas em tempo real para os monitores e para os usuários que optarem por usar o aplicativo. Assim que o veículo estaciona na vaga, o sensor acusa a ocupação e informa automaticamente o sistema. O usuário tem até 15 min para efetuar o pagamento, que poderá ser feito inclusive pelo seu dispositivo móvel. Quando efetuado o pagamento, automaticamente o sistema informa que o veículo se encontra em situação regular.
Fiscalização
A fiscalização do estacionamento público pago ocorrerá através dos Monitores da Concessionária e dos Agentes públicos de trânsito. O veículo que não efetuar o pagamento da tarifa de utilização do estacionamento ou que estiver com ela vencida, estará sujeito a Notificação de Irregularidade pela Concessionária e sujeito a multa e ocorrerá nas sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro lei nº 14.071/20 e no Código Municipal de Transportes do Município de Cacheiro de Itapemirim, lei nº 7131/14.
Importante
Não caberá ao Município ou a Concessionária, sob hipótese alguma a responsabilização indenizatória por danos, acidentes, furtos ou quaisquer outros prejuízos que os veículos ou usuários possam vir a sofrer nas áreas definidas por Lei.
Gratuidade de Vaga:
Os moradores das ruas que fazem parte das áreas Azul e Verde podem garantir uma (01) vaga gratuita por residência para estacionar desde que não possua garagem. O morador que tiver mais de um veículo terá que escolher qual deles ocupará o estacionamento.
Os documentos exigidos para solicitar a vaga são RG, CPF, comprovante de residência (no caso de residência alugada, o contrato de aluguel) e documentação do veículo. Para isso, é preciso fazer a solicitação na Secretaria Municipal de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente (Semurb), Rua Professor Quintiliano de Azevedo, 35/39 – Guandu Center, 7º andar – bairro Guandu. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 18h, ou pela internet, para isso, basta fazer cadastro e anexar documentos na página www.cachoeiro.es.gov.br/cartaoresidencial.
A liberação da vaga ocorrerá após análise da documentação e repasse dos dados para a empresa responsável pelo rotativo.
A validade do procedimento é de um ano e a renovação da vaga também pode ser feita pela internet. (Informações da Semurb)
Superada essa fase, a placa do veículo é cadastrada no sistema e não há necessidade do condutor portar comprovante na hora de estacionar.
Carga e descarga:
O período de carência para qualquer veículo estacionar sem pagar dentro do horário comercial é de 15 minutos, uma opção para carga e descarga seria antes das 8 horas da manhã ou depois das 18 horas quando o movimento é menor e não haverá cobrança do estacionamento.
Dúvidas ou Problemas:
Telefone da Concessionária
(28) 3014-1766
Endereço
Rua Pedro dias, 15 – Centro
Cachoeiro de Itapemirim / ES
Site
cachoeirodigital@cachoeirodigital.com
Tenho um estabelecimento e gostaria DE CREDENCIÁ-LO PARA venda do cartão pré-pago. Como Fazer?
É preciso contatar o escritório da Cachoeiro Digital, na rua Pedro Dias, 15, bairro Guandu. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone de contato é o (28) 3014-1766.
ENDEREÇO DOS PONTOS DE VENDA/RECARGA CREDÊNCIADOS
Localização dos Pontos de Revenda: