Transportes: prefeitura iniciou implantação de Centro de Controle Logístico

CCL permitirá redução de custos com insumos da frota municipal
Márcia Leal/PMCI

Em 2019, a Secretaria Municipal de Gestão de Transportes (Semtra) de Cachoeiro de Itapemirim iniciou a implementação de seu Centro de Controle Logístico (CCL). A iniciativa visou criar mecanismo de controle dos veículos da prefeitura em tempo real.

Com isso, será possível economizar em combustíveis e insumos, melhorando uso da máquina pública e dando mais agilidade nos atendimentos aos munícipes. O CCL está em fase final de implantação e o processo licitatório para compra dos aparelhos de GPS deverá acontecer nos próximos meses.

Além disso, o galpão da oficina da Semtra, localizado no Centro Manutenção Urbana (CMU), no bairro São Geraldo, foi revitalizado.

“Aprimorando procedimentos e investindo em inovação, é possível racionalizar os custos, economizar recursos e atender a administração municipal de forma ainda mais eficiente”, afirma o secretário municipal de Gestão de Transportes, Maycon Almeida Costa.

32 novos veículos

Além de investir nos mecanismos de controle, a Semtra adquiriu, em 2019, 32 novos veículos para atendimento a demandas das secretarias e órgãos governamentais e de serviços públicos, conforme consta em seu relatório anual de prestação de contas. O investimento total foi de R$ 5.172.687,25, sendo que pouco mais de 50% dos recursos utilizados são de origem estadual e federal.

Dentre os veículos adquiridos estão cinco ônibus de 44 passageiros, adaptados com equipamentos que facilitam a acessibilidade; e duas vans para o projeto Ir e Vir, direcionadas a atender pessoas com deficiência que dependem do transporte coletivo.

Transporte universitário

Outra ação importante da Semtra, em 2019, foi a manutenção do transporte para universitários dos distritos de Burarama, Conduru, Coutinho, Itaoca e Pacotuba, conforme prevê a legislação municipal. Durante o ano, 146 estudantes utilizaram o serviço.

Máquinas e equipamentos

A Semtra também investiu em máquinas e equipamentos para serem utilizados em obras públicas do município. Entre eles, estão dois rompedores hidráulicos, duas extrusoras de concreto, duas placas vibratórias e um compactador de solo, com valor total de R$ 204.150.

“A Secretaria Municipal de Gestão de Transportes tem um papel fundamental na organização logística da prefeitura. Seu bom trabalho teve impacto decisivo nos avanços que tivemos em Cachoeiro na área de infraestrutura”, destaca o prefeito Victor Coelho.

Fonte: PMCI

Últimas notícias

15/09/2023

Transporte coletivo de Cachoeiro ganha ônibus mais modernos e sustentáveis

Os usuários do transporte coletivo de Cachoeiro de Itapemirim contarão, em breve, com ônibus mais modernos para o ...
23/06/2023

Transporte coletivo: aplicativo Ponto Cachoeiro supera 43 mil downloads

Desenvolvido para facilitar o cotidiano de quem usa o transporte coletivo em Cachoeiro, o aplicativo móvel Ponto Cachoeiro superou, ...
19/04/2023

Agersa prorroga inscrições em processo seletivo

A Agersa prorrogou as inscrições no processo seletivo simplificado que realiza para contratação temporária de profissionais. Clique ...
05/04/2023

Agersa abre processo seletivo nesta quarta-feira (05/04/2023)

A Agersa abrirá, nesta quarta-feira (05/04/2023), inscrições em processo seletivo para contratação temporária de profissionais. Clique e saiba ...