Transporte coletivo e saneamento avançam com ações da Agersa

Novos ônibus foram adquiridos e índice de viagens cumpridas subiu
Divulgação

Em 2019, a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) intensificou a fiscalização dos serviços de transporte coletivo e de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Aliado a outras ações, o trabalho da agência reguladora contribuiu para melhorias nesses serviços, conforme consta em seu relatório anual de prestação de contas.

De acordo com o relatório, o número de notificações e autuações ao consórcio responsável pelo transporte coletivo subiu de 157, em 2018, para 347, em 2019. Com isso, o índice de cumprimento de viagens subiu de 70% para 95%.

A assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a concessionária também está gerando benefícios, como: aquisição de dez novos veículos anualmente nos próximos cinco anos, incluindo ônibus com ar-condicionado (em fase de testes); adequação da idade média da frota; implantação de pontos de revenda de créditos do Cartão Cidadão na região central da cidade; implantação de bilhetagem eletrônica nas linhas de Burarama e São Vicente; e publicação anual do balanço contábil.

O novo modelo tarifário, que estimula o uso do cartão de passagens, contribuiu para a evolução do número de passageiros, sobretudo nas linhas distritais, que contam com valor maior de subsídio – nessas, houve crescimento de 97.378 para 158.253 passageiros, de 2018 para 2019. A utilização do Cartão Cidadão – que, além de ter tarifa mais barata, é mais seguro, mais ágil no embarque e garante integração de linhas – subiu de 384.623 para 583.421 no mesmo período.

Também foi intensificada a fiscalização do serviço de transporte Ir e Vir, direcionado a pessoas com deficiência. Isso possibilitou a inclusão de profissional auxiliar no veículo, implantação de agendamento diário, fiscalização semanal e composição de custo atualizada. Assim, o número de atendimentos mensais aumentou de 741 para quase 900.

Água e esgoto

A Agersa também aprimorou o trabalho de fiscalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto, por meio de: contrato de análise da água e esgoto; certificação dos índices de coleta e tratamento e fiscalização das estações de tratamento; contração de consultoria para revisão tarifária; acompanhamento de obras da rede; e verificação de campo do atendimento a demandas.

A continuidade do Projeto Tratar, que realiza trabalho de diagnóstico das redes de esgotamento sanitário, possibilitou aumento para 75,83% do índice de redes conectadas diretamente às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s).

Em parceria com a Prefeitura de Cachoeiro, a Agersa está investindo R$ 2,4 milhões em extensão de redes de distribuição de água tratada para abastecer comunidades rurais. Serão atendidas as localidades de Retiro, Safra, Timbó, Quilômetro Nove, Monte Líbano e o distrito de Gironda, atualmente abastecidas com carros-pipa. A previsão é de que a construção dos 25 quilômetros de rede seja concluída até o fim do primeiro semestre deste ano.

Transferência de recursos

Além do repasse para a extensão das redes de distribuição de água, a Agersa transferiu em recursos para a Prefeitura de Cachoeiro direcionados à aquisição de duas novas vans do projeto Ir e Vir, à elaboração do Plano Municipal de Saneamento e à construção de novos abrigos de ônibus, totalizando quase R$ 5 milhões.

“O nosso objetivo é aprimorar cada vez mais os procedimentos de fiscalização dos serviços públicos delegados, sempre mantendo o diálogo com as concessionárias e com a Prefeitura de Cachoeiro na proposição de soluções para os desafios do município nessas duas áreas fundamentais. Para 2020, já temos novos projetos importantes a serem colocados em prática, como o lançamento do aplicativo de celular Ponto Cachoeiro”, afirma o diretor-presidente da Agersa, Vanderley Teodoro de Souza.

“Trabalhamos para que a Agersa seja cada vez mais fortalecida, de forma a desempenhar seu trabalho de forma autônoma e eficiente. Em 2019, conseguimos estabelecer parcerias importantes para avançar em áreas fundamentais para o município”, comemora o prefeito Victor Coelho.

Fonte: PMCI

Últimas notícias

23/11/2022

Aplicativo móvel Ponto Cachoeiro atinge 24 mil downloads

Em pouco menos de um ano após seu lançamento, o aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar ...
25/10/2022

Transporte coletivo de Cachoeiro terá passagem gratuita no 2º turno da eleição

Os cachoeirenses poderão contar com passe livre no transporte coletivo municipal para ir votar no segundo turno das Eleiçõ...
26/07/2022

Usuários do transporte coletivo aprovam aplicativo Ponto Cachoeiro

O aplicativo Ponto Cachoeiro segue facilitando a rotina dos usuários do transporte coletivo do município. E sua adesã...
18/07/2022

Aplicativo Ponto Cachoeiro já teve mais de 10 mil downloads

O aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar o cotidiano de quem usa o transporte coletivo da cidade, já ...