Transporte: avança instalação de GPS para usuário monitorar linhas

Cachoeiro de Itapemirim iniciou nesta semana a implantação de equipamentos de GPS em ônibus do transporte público. Na primeira fase, 50 dos cerca de 120 veículos da frota receberão o dispositivo, parte de um sistema que, em breve, vai possibilitar ao usuário do serviço monitorar as linhas em operação na cidade via internet, em tempo real, todos os dias, a qualquer hora.

A instalação dos primeiros aparelhos foi acompanhada, nesta quarta-feira (15), pelo prefeito Victor Coelho, pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agersa), Vilson Coelho, e pelo diretor-presidente da Companhia de Tecnologia do Município (Dataci), Carlos Henrique Salgado.

O investimento no sistema está previsto no contrato de concessão do serviço. As equipes responsáveis pela instalação receberam treinamento da Dataci, que, em parceria com a Agersa, desenvolveu o software e aplicativo que possibilitará o rastreamento dos veículos e o maior controle da operação das linhas.

“Trata-se de um importante recurso tecnológico que será usado a favor dos cachoeirenses. Por meio dele, será possível termos um diagnóstico preciso de nosso sistema de transporte, gerando, com extrema exatidão, uma série de informações, o que contribuirá para nortear as metas a serem traçadas e atingidas em prol de sua melhoria”, ressaltou o prefeito.

Mais benefícios

O diretor-presidente da Agersa destacou os benefícios que os equipamentos de GPS vão trazer à população. “Os passageiros terão tempo menor de espera nos pontos, uma vez que eles poderão saber em quanto tempo chegam os ônibus, escolher a melhor opção de linha para ir a um determinado destino e, ainda, conhecer melhor os itinerários”, frisou.

Vilson Coelho ressaltou que a inserção dos GPS otimizará o desempenho da Agersa. “Em termos gerenciais, será uma ferramenta espetacular para acessarmos a todos os dados referentes à frota e, assim, fiscalizar diuturnamente sua operação, mesmo quando os veículos estiverem na garagem”.

Com isso, de acordo com ele, o órgão ganhará agilidade no atendimento às demandas dos passageiros, como queixas de atraso ou não cumprimento de horário de linhas. “Além do mais, esse monitoramento será essencial, por exemplo, para evitarmos comboios de ônibus que causam lentidão no fluxo dos ônibus na malha urbana”, acrescentou.

Fonte: PMCI

Últimas notícias

23/11/2022

Aplicativo móvel Ponto Cachoeiro atinge 24 mil downloads

Em pouco menos de um ano após seu lançamento, o aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar ...
25/10/2022

Transporte coletivo de Cachoeiro terá passagem gratuita no 2º turno da eleição

Os cachoeirenses poderão contar com passe livre no transporte coletivo municipal para ir votar no segundo turno das Eleiçõ...
26/07/2022

Usuários do transporte coletivo aprovam aplicativo Ponto Cachoeiro

O aplicativo Ponto Cachoeiro segue facilitando a rotina dos usuários do transporte coletivo do município. E sua adesã...
18/07/2022

Aplicativo Ponto Cachoeiro já teve mais de 10 mil downloads

O aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar o cotidiano de quem usa o transporte coletivo da cidade, já ...