Moradores de Cachoeiro de Itapemirim, autoridades locais e representantes das concessionárias BRK Ambiental e Novotrans estiveram no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisci) do município, na noite desta terça-feira (22), para acompanhar a audiência pública promovida pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados (Agersa).
A autarquia, vinculada à prefeitura, apresentou as ações de fiscalização e regulação desenvolvidas, em 2018, nas áreas de transporte coletivo e de água e esgoto (serviços concedidos pelo município).
No setor de saneamento, destacaram-se os resultados do projeto Tratar, que conectou mais de 36 quilômetros de redes ao sistema de tratamento. O objetivo da iniciativa é a redução do lançamento de dejetos no Rio Itapemirim e demais corpos hídricos, por meio da separação da rede de esgoto da rede pluvial.
A Agersa também divulgou o cronograma de obras deste ano em 45 trechos, que somam, aproximadamente, 11.029 metros de redes, visando a extinção de pontos de lançamentos diretos de esgoto na drenagem e em curso hídrico. Os trabalhos serão executados pela BRK e acompanhados pela agência.
Ao fim da audiência, a Ouvidoria do órgão informou os números de atendimentos feitos em 2018 e, também, as principais demandas apresentadas pelos cidadãos, nos setores de transporte público (atraso e adiantamento de horários dos ônibus e requerimentos de alteração de percurso das linhas) e de saneamento (queixas de aumento excessivo nos valores das contas de água, solicitação de limpeza de calçadas após obras e cobrança indevida de fatura).
No saneamento, destacaram-se os resultados do projeto Tratar, que conectou 36 km de redes ao sistema de tratamento.