Projeto Tratar já resultou em 94 km de novas redes e ligações de esgoto

Em 4 anos de existência, o Projeto Tratar, desenvolvido pela Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim), impulsionou a construção de 24 km de redes coletoras de esgotamento sanitário em Cachoeiro.

Além das redes construídas, o Tratar também foi responsável pela ligação de outros 70 km de redes – já existentes – à estação de tratamento de esgoto (ETE) de Cachoeiro. O resultado é um total de 94 km de redes na sede do município que passaram a destinar o esgotamento sanitário para tratamento.

Atualmente, 81% das redes coletoras são ligadas, diretamente, à ETE; 15% recebem lançamento em tomadas de tempo seco (TTS) e apenas 4% ainda estão com lançamento direto em cursos d’agua.

“No início do Tratar, em 2017, esse percentual de lançamento direto em cursos d’água era de 18,5%. Em 4 anos, reduzimos esse percentual para menos de ¼. Já temos obras programadas que vão resultar numa redução ainda maior desse percentual nos próximos anos”, destaca Vanderley Teodoro de Souza, diretor-presidente da Agersa.

Hoje, a malha da sede de Cachoeiro chega a um total de 390 km de redes coletoras ligadas à estação de tratamento.  

De acordo com Vanderley Teodoro, o Tratar surgiu após realização de estudos diagnósticos das redes existentes na cidade. “O objetivo do contrato com a concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto é a máxima extensão de rede coletora, visando à manutenção de córregos limpos, sem lançamento de esgoto. O resultado é uma melhor qualidade de vida para o cidadão, além da preservação ambiental”, conclui.

Interior

Os distritos também estão incluídos no Tratar. No momento, a fase é de diagnóstico das redes que já existem e de identificação dos locais que demandam melhorias. Assim que concluído, os distritos terão um cronograma de obras.

Últimas notícias

23/11/2022

Aplicativo móvel Ponto Cachoeiro atinge 24 mil downloads

Em pouco menos de um ano após seu lançamento, o aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar ...
25/10/2022

Transporte coletivo de Cachoeiro terá passagem gratuita no 2º turno da eleição

Os cachoeirenses poderão contar com passe livre no transporte coletivo municipal para ir votar no segundo turno das Eleiçõ...
26/07/2022

Usuários do transporte coletivo aprovam aplicativo Ponto Cachoeiro

O aplicativo Ponto Cachoeiro segue facilitando a rotina dos usuários do transporte coletivo do município. E sua adesã...
18/07/2022

Aplicativo Ponto Cachoeiro já teve mais de 10 mil downloads

O aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar o cotidiano de quem usa o transporte coletivo da cidade, já ...