Audiência pública apresenta ações da Agersa em 2021

Nesta segunda-feira (31), a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa) realizou audiência pública sobre as ações que desenvolveu em 2021.

A atividade anual de prestação de contas teve formato virtual, em razão da pandemia, sendo transmitida ao vivo por meio do canal da agência no YouTube (Agersa Cachoeiro), onde a apresentação segue disponível, para consulta pelos munícipes.

Uma das realizações de maior destaque, dentre as apresentadas, é o aplicativo Ponto Cachoeiro, que permite aos usuários do transporte coletivo municipal acesso a informações como horários, itinerários e localização dos ônibus, tempo previsto para chegada dos veículos aos pontos de parada e identificação dos pontos mais próximos.

Mais de 3,2 mil pessoas já baixaram a ferramenta, que foi desenvolvida em parceria com Coordenadoria Executiva de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Cachoeiro e está disponível, gratuitamente, para celulares Android e iOS.

Ainda na área de regulação do transporte, foi abordado o trabalho de ajustes operacionais para adequação da oferta de linhas e horários às demandas nos diferentes cenários da pandemia ao longo do ano, o que exigiu a intensificação das ações de monitoramento por parte das equipes da agência.

Também foi destacada a evolução da utilização do serviço gratuito Ir e Vir (especializado no transporte de cadeirantes), que voltou ao patamar pré-pandemia, com mais de 500 agendamentos por mês, no fim de 2021.

Saneamento e rotativo

Em relação aos serviços de saneamento regulados pela Agersa, foram pontuadas as ações de análise da qualidade da água e esgoto por empresa especializada e a fiscalização dos índices da coleta e estações de tratamento de esgoto e das estações de tratamento de água.

Investimentos feitos em extensões de rede na sede e nos distritos e os resultados do projeto Tratar, que já conectou 116 km de redes de esgoto à estação de tratamento nos últimos anos, também foram apresentados.

Por fim, foi lembrado que, já no fim de 2021, a Agersa passou a ser responsável pela fiscalização da operação do estacionamento rotativo do município.

Mesmo não sendo possível executar todo o planejamento traçado para 2021, em função da pandemia e seus efeitos, conseguimos resultados importantes, principalmente, na melhoria da experiência dos usuários do transporte coletivo, com o novo aplicativo, e da capacidade da rede coletora de esgoto”, avalia Vanderley Teodoro de Souza, diretor-presidente da agência municipal.

Fonte: PMCI

Últimas notícias

02/02/2023

Transporte público: Cadastro do Cartão Escolar pode ser feito pela internet

Para dar mais praticidade aos professores, pais e estudantes, o cadastro e recadastro do “Cartão Escolar”, utilizado no transporte ...
30/01/2023

Ações da Agersa em 2022 foram apresentadas em audiência pública

Ações da Agersa em 2022 foram apresentadas em audiência pública no formato on-line, na manhã desta segunda-feira (30/01/2023).
16/01/2023

Passagem terá reajuste em Cachoeiro; desconto de R$ 0,90 continua no Cartão Cidadão

O Conselho Municipal de Transporte e Tarifas de Cachoeiro anunciou, nesta quinta-feira (12), o reajuste anual da tarifa do transporte coletivo ...
23/11/2022

Aplicativo móvel Ponto Cachoeiro atinge 24 mil downloads

Em pouco menos de um ano após seu lançamento, o aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar ...