Agersa participa de treinamento sobre metodologia utilizada no SNIS

Correspondendo à quinta e última etapa do Projeto Acertar, o treinamento sobre a metodologia de certificação das Informações do SNIS – Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, foi realizado entre os dias 9 e 13 de abril em Brasília (DF), tendo como participantes servidores da Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Delegados de Cachoeiro de Itapemirim).

Com o objetivo de capacitar servidores de agências que regulam o serviço de saneamento a executar auditoria e certificação dos dados do SNIS – tornando assim os dados mais sólidos e confiáveis – surgiu o Projeto Acertar (“A” de auditoria, “CERT” de certificação e “AR” de agências reguladoras).

“Um treinamento como esse visa melhorar a qualidade das informações que repassamos sobre o saneamento básico por meio do SNIS, sistema administrado pelo Governo Federal através da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades. Assim as informações podem ser aperfeiçoadas e certificadas por parte das Agências Reguladoras”, informa Tatiana Pirovani, diretora técnica da Agersa.

De acordo com o analista ambiental Felipe Gonçalves, que foi um dos servidores participantes do treinamento, nas fases anteriores do projeto foi desenvolvido o trabalho de construção da metodologia a ser empregada na fase de execução, trabalho que envolveu a Associação Brasileira de Agências de Regulação – ABAR, o Ministério das Cidades e a empresa de consultoria Deloitte.

“O objetivo desse último treinamento foi apresentar e praticar a metodologia elaborada para a certificação das informações do SNIS, no âmbito do Projeto Acertar. A próxima etapa do projeto será a fase de implantação do trabalho de certificação.”, esclarece o analista ambiental.

SNIS

Maior e mais importante sistema de informações do setor saneamento no Brasil, o SNIS é apoiado em um banco de dados que contém informações sobre a prestação de serviços de água, de esgotos e de manejo de resíduos sólidos urbanos.

AGERSA

A Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim – AGERSA foi a primeira agência municipal de regulação criada no Brasil, através da Lei Nº 4.798/99, inicialmente com o objetivo de regular os serviços de Saneamento. Tornou-se multisetorial pela Lei Nº Nº 5.807/05 e atualmente regula também serviço de transporte coletivo. A Agersa possui a finalidade de promover a regulação, o controle e a fiscalização dos serviços de saneamento e transporte concedidos pelo poder público municipal.

Turma do último curso do “Projeto Acertar”, que teve a participação de servidores da Agersa.

Informações à Imprensa:

Paula Leal Fernandes

Técnica em Regulação de Publicidade e Propaganda

28 3511-7077

Últimas notícias

23/11/2022

Aplicativo móvel Ponto Cachoeiro atinge 24 mil downloads

Em pouco menos de um ano após seu lançamento, o aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar ...
25/10/2022

Transporte coletivo de Cachoeiro terá passagem gratuita no 2º turno da eleição

Os cachoeirenses poderão contar com passe livre no transporte coletivo municipal para ir votar no segundo turno das Eleiçõ...
26/07/2022

Usuários do transporte coletivo aprovam aplicativo Ponto Cachoeiro

O aplicativo Ponto Cachoeiro segue facilitando a rotina dos usuários do transporte coletivo do município. E sua adesã...
18/07/2022

Aplicativo Ponto Cachoeiro já teve mais de 10 mil downloads

O aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar o cotidiano de quem usa o transporte coletivo da cidade, já ...