Agersa conta com laboratório de análises para monitorar a qualidade da água

A partir do mês de abril, a Agersa (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Deleg

ados de Cachoeiro de Itapemirim) passa a ter uma nova ferramenta de controle e fiscalização dos índices de qualidade da água tratada e distribuída em Cachoeiro de Itapemirim.

Para realizar o monitoramento em diversos pontos de abastecimento, a Agersa contratou laboratório especializado que fará periodicamente a coleta e análise das amostras de água tratada para consumo humano. O laboratório será responsável também pelas análises do esgoto sanitário tratado.

O objetivo é aumentar o monitoramento que é feito pela concessionária, a fim de garantir que a população tenha acesso a água de qualidade nos termos da Portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde.

De acordo com Tatiana Pirovani, diretora técnica da Agersa, a análise da água feita pelo órgão regulador é uma forma de fiscalizar se o prestador está atendendo as especificações do Ministério da Saúde e do Conama.

“A Agersa está entrando em uma nova fase de fiscalização de índices de qualidade. Será possível agora assegurar de forma dupla a qualidade da água tratada e distribuída. Com acesso aos resultados das análises, será possível confrontar, se necessário, as informações prestadas pela concessionária”, explica Tatiana Pirovani.  

A próxima etapa de fiscalização será direcionada aos índices de pressão e de perda na rede. “Esses índices fazem parte das metas contratuais a serem atendidas pela concessionária”, destaca Tatiana Pirovani.

Fiscalização das ETAS

A Agersa iniciou em 2018 uma rotina de fiscalização das estações de tratamento de água (ETAs), tanto da sede, quanto dos distritos. O intuito é verificar a manutenção da infraestrutura e os procedimentos executados pela concessionária no tratamento da água.

Informações à Imprensa:

Paula Leal Fernandes

Técnica em Regulação de Publicidade e Propaganda

28 3511-7077

Últimas notícias

23/11/2022

Aplicativo móvel Ponto Cachoeiro atinge 24 mil downloads

Em pouco menos de um ano após seu lançamento, o aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar ...
25/10/2022

Transporte coletivo de Cachoeiro terá passagem gratuita no 2º turno da eleição

Os cachoeirenses poderão contar com passe livre no transporte coletivo municipal para ir votar no segundo turno das Eleiçõ...
26/07/2022

Usuários do transporte coletivo aprovam aplicativo Ponto Cachoeiro

O aplicativo Ponto Cachoeiro segue facilitando a rotina dos usuários do transporte coletivo do município. E sua adesã...
18/07/2022

Aplicativo Ponto Cachoeiro já teve mais de 10 mil downloads

O aplicativo móvel Ponto Cachoeiro, desenvolvido para facilitar o cotidiano de quem usa o transporte coletivo da cidade, já ...