0800 283 4048       28 3511-7077       28 99917-3262

Regulação / Transporte

Transporte
Transporte
Transporte

 

 TRANSPORTE COLETIVO

 

Os serviços que compõem o transporte coletivo municipal em Cachoeiro de Itapemirim são especialmente pensados para tornar mais prática a rotina dos usuários, aliando agilidade, segurança e economia. Uma das ferramentas criadas para isso é o Cartão Cidadão: cartão magnético para a cobrança da passagem de maneira eletrônica. Isso torna o processo mais ágil e seguro, permitindo então que o usuário possa utilizar a integração de linhas.

 

PLANILHA DE CUSTOS TRANSPORTE COLETIVO

 

Transporte

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD DO ARQUIVO
MÉDIA HISTÓRICA CONSÓRCIO NOVOTRANS-TARIFA URBANA
Cálculo da tarifa

A tarifa dos ônibus municipais é definida pela Agersa e aprovada pelo Conselho Municipal de Transporte e tarifa. A planilha que define o reajuste da tarifa dos ônibus municipais é composta pelos custos dos diversos insumos que envolvem o sistema - combustíveis, lubrificantes, peças e acessórios, pneus, despesas com pessoal e benefícios trabalhistas - e pela remuneração do capital fixo das empresas operadoras do sistema. Considera-se também o número de passageiros transportados no exercício imediatamente anterior, quilometragem percorrida, número de veículos, tributos, entre outros.
Cartão Cidadão oferece mais agilidade e segurança

O Cartão Cidadão é um cartão eletrônico destinado ao pagamento do valor integral da passagem de ônibus. Com ele, o passageiro pode pagar seu bilhete com mais agilidade e conforto. Para solicitar o documento, o usuário do sistema deve ir à Loja do Consórcio Cachoeiro Integrado (CCI), localizada no 1º piso do Shopping Cachoeiro, na rua 25 de Março – Centro. É necessário levar identidade e CPF. O valor mínimo para recarga é de uma passagem (R$ 3,20). A recarga do cartão pode ser feita em vários pontos espalhados pela cidade e na própria loja do CCI no Centro. Os créditos são disponibilizados imediatamente, validados no momento do uso dentro do ônibus.
Como adquirir o cartão?

A primeira via do cartão Cidadão é gratuita. Além disso, o cartão torna o embarque mais ágil, elimina o problema da falta de troco e do troco errado e ainda permite que em caso de perda ou roubo possam ser recuperados todos os créditos, o que não é possível para quem paga em dinheiro diretamente ao cobrador.
Existe limite mínimo de recarga?

Não. O carregamento do Cartão Cidadão é livre uso, de modo que o usuário pode colocar nele a quantidade de créditos que quiser, inclusive mantendo o uso do valor que já está acostumado a utilizar naquele dia.
Local de confecção do Cartão Cidadão

LOJA CCI: - Rua 25 de Março, 33-37, Centro – Shopping Cachoeiro, 1º piso. Telefone: 2101-1888
Locais de recarga do Cartão Cidadão

LOJA CCI: - Rua 25 de Março, 33-37, Centro – Shopping Cachoeiro, 1º piso. Telefone: 2101-1888 Funcionamento: Segunda a sexta de 8h às 18h Sábado de 8 às 13h.
LANCHONETE SABOR NO PONTO:

Praça Jerônimo Monteiro-Galeria do Renê Telefone: 9979-0778.
TERMINAL BEIRA RIO:

Avenida Beira Rio Telefone 3522-9261.
TELEMARES:

Praça Dr. Luiz Tinoco, 05 - Centro - Em frente ao Posto Oásis Telefone 3518-7560.
PAPELARIA ZAMP:

Jones dos Santos Neves - Próximo ao SESI Telefone: 3511-4257.
RODOVIÁRIA DE CACHOEIRO:

Guichê de vendas de passagens da Viação Sudeste Telefone: 3511-9601.
PAGUE FÁCIL - PAPELARIA CRIATIVA:

Av. Atila Vivacqua, 242, Bairro Otton Marins (Próximo ao supermercado Baratão na entrada do bairro Zumbi) Telefone: 3517-1558.
LANCHONETE TUDO GOSTOSO:

Av. Beira Rio (em frente ao ponto de ônibus) Telefone: 3522-2499.
INTEGRAÇÃO. O que é?

Em termos gerais, é o benefício de poder se deslocar para qualquer bairro da cidade pagando uma só passagem. Esta melhoria está sendo oferecida a todos que usam o serviço público de transporte coletivo urbano de Cachoeiro.
Como Funciona?

A integração do transporte coletivo possibilita ao usuário realizar o segundo trecho sequencial da sua viagem pagando apenas o valor corresponde a uma só passagem. Para que o usuário possa usufruir deste benefício, é necessário utilizar qualquer um dos cartões de bilhetagem eletrônica (Cartão Melhor) disponíveis, já que a integração é viabilizada através do sistema de bilhetagem eletrônica. Cada ponto de ônibus da cidade é um terminal de integração, assim, basta que o usuário se informe se o ônibus que deseja embarcar passa num determinado local para prosseguir sua viagem. A confecção do Cartão Cidadão está disponível para todos os usuários de forma gratuita. Basta procurar a loja do CCI, no 1º piso do Shopping Cachoeiro.
Quais as maiores vantagens da integração?

Mais economia - É importante lembrar que a integração proporciona maior economia também para o empregador que antes precisava pagar mais pelo vale-transporte dos seus empregados. Além disso, o sistema proporciona às pessoas que antes pudessem ser preteridas numa chance de emprego por morar mais distante do trabalho, tenham as mesmas condições de disputar a vaga daqueles que moram mais próximos e que pagam apenas uma condução.

Mais mobilidade - Com a integração as pessoas não ficam mais limitadas aos destinos oferecidos pelas antigas linhas que atendiam ao seu bairro, podendo elas mesmas construírem as suas próprias linhas, uma vez que agora o seu bairro está ligado a todas as regiões que são atendidas pelo transporte coletivo urbano, e o melhor: pagando apenas uma passagem.

Maior conforto e segurança - Além disso, as pessoas que antes faziam a pé uma parte da sua jornada diária com o intuito de economizar, agora podem usar o transporte coletivo e continuar economizando, mas agora com mais conforto, qualidade e segurança.

ESTUDANTES PAGAM MEIA TARIFA

Alunos de qualquer grau ou nível de ensino oficial e regular pagam meia tarifa nos ônibus urbanos e distritais em Cachoeiro de Itapemirim. Para usufruir do benefício criado pela Lei Municipal 3783/92, é necessário adquirir o Cartão Escolar.

Os documentos necessários são:

O documento de que trata este artigo, deverá conter, no mínimo, os seguintes dados:

I - Nome do estabelecimento de ensino;

II - Número do registro no Conselho Municipal de Educação;

III - Nome e data de nascimento do estudante;

IV - Curso, grau, série e ano letivo;

V - Assinatura do Diretor do estabelecimento de ensino;

VI - Fotografia recente.

Onde se cadastrar e comprar créditos eletrônicos do cartão

LOJA CCI: - Rua 25 de Março, 33-37, Centro – Shopping Cachoeiro, 1º piso. Telefone: 2101-1888 Funcionamento: Segunda a sexta de 8h às 18h. Sábado de 8h às 13h.
TRANSPORTE GRATUITO PARA IDOSOS

Pessoas com idade acima de 65 anos podem contar com a gratuidade na tarifa dos ônibus urbanos e distritais. O benefício é garantido pela Constituição Federal (Artigo 230, parágrafo 2º) e pelo Estatuto do Idoso (Lei Federal 10.741/03, Artigo 39, parágrafo 1º). Para usufruir desse benefício, é preciso apresentar ao motorista do ônibus qualquer documento de identidade. Para que os idosos possam passar pela roleta, é necessário utilizar no validador do ônibus o Cartão Sênior, confeccionado gratuitamente pela empresa concessionária de transporte coletivo.
Posto de Atendimento para cadastramento

LOJA CCI: - Rua 25 de Março, 33-37, Centro – Shopping Cachoeiro, 1º piso. Telefone: 2101-1888 Funcionamento: Segunda a sexta de 8h às 18h. Sábado de 8h às 13h.
PROGRAMA SOCIAL DO TRANSPORTE COLETIVO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

O Programa Social do Transporte Coletivo de Cachoeiro de Itapemirim tem a finalidade de prestar gratuitamente o serviço de transporte coletivo às pessoas socialmente carentes do Município sem que haja impacto sobre a tarifa do serviço aos demais usuários não beneficiados com qualquer tipo de gratuidade ou subsídio tarifário.

Criado pela LEI Nº 7359, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2015, o programa é destinado à pessoa carente, integrante de família de baixa renda, que nele se cadastrar, comprovando, dentre outros requisitos, residir no Município de Cachoeiro de Itapemirim.

Para usufruir do programa, é necessário se enquadrar nos seguintes critérios, cumulativamente:

I - Possuir renda familiar per capita de até um quarto do salário-mínimo vigente à época da solicitação;

II. Esteja desempregado e necessite de assistência financeira para deslocamento dentro dos limites do município, com o objetivo de reinserção no mercado de trabalho, participação em cursos de qualificação profissional ou tratamento médico ou hospitalar.

Desde que observadas as regras do artigo anterior, serão ainda considerados beneficiários do Programa Social do Transporte Coletivo de Cachoeiro de Itapemirim:

I.As pessoas com deficiência física, mental, visual ou auditiva, conforme laudo médico, mediante sindicância promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, em que fique comprovada que a sua condição socioeconômica não lhes permita pagar pela utilização do serviço de transporte público municipal sem prejuízo do sustento próprio ou da sua família.

II.As crianças adolescentes ou jovens que participem de atividades e ações em entidades regularmente inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social – COMASCI ou Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONSEMCA em que fique comprovada que a sua condição socioeconômica não lhes permita pagar pela utilização do serviço de transporte público municipal sem prejuízo do sustento próprio ou da sua família.

III.As gestantes que necessitem do transporte público para a realização de consultas pré-natais e demais exames de saúde em que fique comprovada que a sua condição socioeconômica não lhes permita pagar pela utilização do serviço de transporte público municipal sem prejuízo do sustento próprio ou da sua família. Este benefício poderá ser estendido pelo prazo de até 6 (seis) meses contados do nascimento, a fim de assegurar os primeiros cuidados ao recém-nascido.

IV. Os atiradores do Tiro de Guerra de Cachoeiro de Itapemirim-ES.

V. Estejam inscrito em atividades sócio-educativa e/ou pedagógicas ofertadas pelo Poder Público, sem subsídio para deslocamento, e que necessitem de transporte público para frequentarem as atividades;

VI. Os acompanhamentos das crianças e adolescentes beneficiárias do programa para tratamento médico-hospitalar.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMDES, localizada na Rua: Joubert Alves Ayub Nº 48/50 - Ilha da Luz – Cachoeiro de Itapemirim – ES. Tel: (28) 3522-3421 - Atendimento de segunda a sexta-feira das 9:00 as 17:00 horas.

Transparência

Transparência

Legislação

Ouvidoria

Tarifa Social

Ouvidoria
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim ABAR - Associaçã Brasileira de Agências de Regulação

0800 283 4048       28 3511-7077       28 99917-3262


Rua Prof Quintiliano Azevedo, 31 - Centro - Cachoeiro de Itapemirim - ES - CEP: 29300-195

Agersa

© 2015 AGERSA. Todos os direitos reservados.